Home / Notícias / Visualizar Notícias

Dia do TRABALHO

Dia do TRABALHO

Por que o Dia do Trabalhador se comemora em 1º de maio?

Você sabe por que o Dia do Trabalhador é comemorado no dia 1º de maio? E por que é feriado? Conheça a história por trás da data.

O Dia do Trabalhador, como você já deve ter notado, é festejado em 1º de maio. Mas, ao contrário de (muitos) outros, esse não é um feriado exclusivamente brasileiro. Vários países comemoram a data nesse mesmo dia. Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina são apenas alguns exemplos.

Para quem não sabe o que a data significa a data, nós explicamos. Basicamente, ela se trata de um marco da reflexão de empregados e de empresas sobre as legislações trabalhistas, as normas e demais regras de trabalho.

Além disso, esse dia marca a luta dos trabalhadores que reivindicavam melhores condições de trabalho. Isso, em uma época quando ninguém ainda olhava para a classe trabalhadora como merecedora de proteção legal.

Como surgiu o Dia do Trabalho?

Como acabamos de mencionar, houve um tempo em que os trabalhadores não dispunham de leis que os protegessem. Isso aconteceu, mais exatamente, até meados do século XIX.

Aliás, nessa época, os trabalhadores nem imaginavam que pudessem exigir direitos trabalhistas. De forma geral, as pessoas trabalhavam sem folgas, férias, com uma remuneração miserável. Elas também cumpriam cargas horárias inimagináveis.

A partir de 1886, no entanto, as mudanças nesse cenário tiveram início. Muitas manifestações trabalhistas começaram a acontecer nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos. Basicamente, elas reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 horas para 8 horas diárias.

Nessa mesma época, teve início a greve geral nos Estados Unidos. E as manifestações não pararam por aí. A Revolta de Haymarket foi um dos conflitos envolvendo os trabalhadores.

Aliás, vale abrir um parêntese para falar sobre essa revolta. Ela aconteceu em 4 de maio de 1886, Haymarket Square, em Chicago, nos Estados Unidos. Basicamente, o conflito eclodiu após a explosão de uma bomba em uma manifestação em prol da jornada de 8 horas de trabalho.

No dia 20 de junho de 1889, três anos após as manifestações americanas; foi convocada, foi convocada em Paris uma manifestação a respeito das horas de trabalho. Ela foi marcada para o dia 1º de maio, em homenagem às lutas sindicais em Chicago.

Em 1919, no dia 23 de abril, a carga horária de 8 horas de trabalho foi retificada na França, pelo Senado. Assim, o dia 1º de maio foi proclamado feriado.

Alguns anos depois, outros países seguiram o exemplo francês. Então, o dia 1º de maio acabou se tornando um feriado oficial em comemoração ao Dia do Trabalhador.

Mas, claro, existem exceções. Nos Estados Unidos e no Canadá, o Dia do Trabalho (ou Labour Day) é comemorado na 1ª segunda-feira do mês de setembro.

Na antiga União Soviética e nos demais países socialistas, o dia 1º de maio era a festa mais celebrada do calendário civil. As comemorações nesses lugares incluíam desfiles e feiras industriais, tendo o trabalhador como destaque.

Dia do Trabalhador no Brasil

No Brasil, o feriado existe oficialmente desde 1925, por um decreto assinado pelo presidente Artur Bernardes.

A Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), de 1943, também foi instituída no dia 1º de maio por meio do Decreto-Lei nº 5.452, pelo presidente Getúlio Vargas.

Fonte: CalendarrMundo Educação