Ipaussu realiza trabalho de orientação sobre febre maculosa
A equipe de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde de Ipaussu realizou na última terça-feira (29) um trabalho de orientação sobre a febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato estrela.
A ação foi desenvolvida na Feira da Lua e no entorno do Lago Municipal, com panfletagem e conscientização sobre os cuidados necessários para evitar a doença.
A febre maculosa é uma doença febril aguda, causada por bactéria e transmitida pelo carrapato Amblyomma, também conhecido como “carrapato estrela”, “carrapato de cavalo” ou “rodoleiro”, entre outros nomes. O micuim, forma jovem do carrapato, também pode transmitir a doença.
Os locais mais suscetíveis à presença de carrapatos são as margens de rios, lagos, barragens e áreas de pastagem, entre outros.
Para haver transmissão o carrapato infectado pela bactéria Rickettsia rickettsi precisa ficar pelo menos quatro horas em contato com a pele de uma pessoa. Os carrapatos jovens e de menor tamanho são vetores mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos.
Entre os sintomas mais comuns da febre maculosa estão febre alta, dor de cabeça, calafrios e dores no corpo. Podem ainda aparecer pontos avermelhados na palma das mãos e sola dos pés.
Comentários